segunda-feira, 9 de março de 2009

Inclusão social



Sabe,estou vindo do hospital agora e estou com a cara inchada e o nariz vermelho de tanto chorar...Estou grávida de 24 semanas(6 meses)e há 3 fiz meus exames pro pré natal,fiz de HIV,HPV,entre tantos outros e graças a Deus esses deram não reagente,(UFA!!!)fiquei sabendo do resultado na minha última consulta.Mais no sábado passado(07/03)uma agente de saúde foi a minha casa e pediu pra que na segunda(hoje)eu fosse ao posto de saúde.Passei o sábado e o domingo gelada.O que teria acontecido?E hoje quando fui ao posto de saúde descobri que estou com Toxoplasmose,uma doença causada por um parasita que tem como principal hospedeiro os felinos e se transformam em cistos na mucosa da pele e como esse cistos sobrevivem muito tempo na terra,podem acabar contaminando frutas,verduras e outros animais(Pode se encontrar em carnes mal passadas ou que não foram bem cozidas)
A importância da doença durante a gestação é o risco elevado de comprometimento fetal.
Pode ocorrer:
Abortamento
Crescimento intra-uterino retardado (o feto cresce menos que o normal)
morte fetal (morte após 20 semanas de gestação)
Prematuridade (nascimento antes de 37 semanas)
Malformações diversas: microftalmia (olhos pequenos), micro-encefalia (cabeça pequena), hidrocefalia, retardo mental, pneumonite, hepato-esplenomegalia (aumento com alteração da função do fígado e do baço), lesões de pele e calcificações dentro do cérebro.
Estou revoltada,triste com o descaso que as pessoas tem pelo seu semelhante.Porque os exames foram feitos dia 03/12/08 e o resultado já estava pronto dia 24/12/08 e só agora depois de 3 meses é que me informaram do caso?Quer dizer,meu filho pode nascer,cego(Com catarata congênita),com retardo de crescimento,hidrocefalia,que muitas vezes leva retardo metal grave ou até morte.E so agora,depois de 3 meses é que me disseram.E sabe do que mais?Falaram que o procedimento agora é medicação,e orar.Tem cabimento??? Se infelizmente isso for verdade,quem errou na demora(Porque o quanto antes for tratado é mais fácil do bebê não se contaminar)vai ter que pagar.
Tô triste,revoltada e com muito medo.Medo de que o meu filho seja uma criança doente,de que ele passe por preconceitos,de que ele não possa brincar na rua,não possa correr,ver as cores,me ver...Aí é tanto medo...

Espero em Deus que o exame se repetindo o resultado seja diferente,que eu não esteja doente pra que eu não precise sentir na pele até onde vai essa história de inclusão social!

Isso é um desabafo,de uma história real.Infelizmente isso esta acontecendo comigo.Depois falo mais,quando tiver novidades!

15 comentários:

Christi... disse...

Oi Lu querida, vai dar tudo certo, infelizmente isso acontece, o descaso das instituições de saúde, como se a vida alheia não tivesse o mesmo pingo de valor, quando se fez juramento, quando se prometeu ter respeito ao próximo.

Vai dar tudo certo.
Bjs minha linda, fique bem.

Chris

... disse...

Refaça os exames ... nao querendo dar uma falsa esperança ... mas de unidades publicas de saude eu entendo ... ocorrem vários erros, várias trocas .. ate o proprio procidemento de coleta pode estar errado.

Se voce tem recursos, procure um profissional particular.
Faça seu pre-natal corretamente.

Quando é detectado logo no comeco, a chance de vc ter transmitido pro feto é pouca!

Vai na fé, Luciana.

Bjos

Felipe disse...

Putz Lu, que foda!!!
Mas olha só... Vai ser o seguinte:

Vai dar tudo certo. Tu vai ter um lindo moleque, que vai torcer pelo Mangão... Jogar futebol pra caaaraaaaaleo, te pertubar até dizer chega quando chegar do colégio dizendo que marcou vários gols na educação física! Depois que ele nascer sem nada, tu vai processar todo mundo que tu tem direito e de cara garantir logo todo o ginasio do moleque!!

Beijos e fica calma

Unknown disse...

Muitas vezes pergunto como que simples atos de verdade como foi desempenhado pela Ester, nos faz entrar nesse mundo magico de verdade; esse mundo que ao mesmo tempo falamos de algo serio, encontramos novos amigos, novos conteudos. Isso se chama mudança, isso é incluir na sociedade, mostrando o que somos capaz. E hoje ao ler seu conteudo deparo com varias suspresas como essa, que faz eu parabenizar a vc.. pelo excelente trabalho...

Continuemos....abraços

"A gente nao faz amigos, reconhece- os"
Vinicius de MOrais

Compondo o olhar ... disse...

fique tranquila tudo vai dar certo... boa sorte!!!

Anônimo disse...

Difícil falar algo em uma hora dessas. Só espero que tudo termine bem e que a VIDA seja a grande vitoriosa.

Beijos,

Enfil

Quintal de Om disse...

Olá querida!

Infelizmente é essa a realidade que temos.
u sou da saúde e vejo o quanto de desumanidade ainda existe nas pessoas para com as pessoas, como se fossem realmente objetos, mas precisamente, produtos de seus trabalhos.

Sugiro refazer os exames, pode haver falsos positivos, bem lembrado e ainda se possível pra vc, procurar outros profissionais pra te acompanhar.

è sempre bom ter mais de 'uma opinião"

Querida, dará tudo certo.

Um beijo grande, moça linda!
Voc~e é muito bonita e tenho certeza que seu bebê já nascerá sorrindo e muito bem!

beijos Meus

Cristiane Marino disse...

Eu tô abismada com sua história! Estava ansiosa por chegar ao fim do post e ler que isso era apenas um texto e não sua história, enquanto lia ia prendendo minha respiração vivenciando as cenas por você contadas em detalhes aqui.
Eu tenho fé que vai dar tudo certo, você será abençoada com uma criança saudável e feliz!
E concordo com a Sam faça novos exames, procure novos profissionais, quem sabe não erraram nos exames...
Mande notícias!
beijos

Ester disse...

Nossa Luciana, estou chocada com seu depoimento!

Esteja certa que estaremos torcendo para que tudo corra bem e vc não esteja doente e seu filho nasça com perfeita saúde.

Obrigada pelo sua primorosa participação, compartilhando sua própria experiência de vida,

Gostei muito,

grande beijo,

Felipe disse...

Sou louco por criança! Doido pra ter filho! E não teria como te falar algo diferente do que eu esperasse pra mim... Vai na fé. Vai dar tudo certo e tu vai colocar um nome bem forte no filhote. Nome de vitória, de superação, de rei...
Beijos

Dani disse...

Oi queida, vim retribuir o carinho na minha casinha e me deparei com seu desabafo. Fique tranquila. Já tive esta doença e pode ter certeza: tem cura, ainda mais quando descoberta logo de início. Muita força, tá?
Beijinhos!

Pelos caminhos da vida. disse...

Oi amiga!

Essa fita preta com laço do lado direito do seu blog esta tampando umas letras assim não deu pra ler seu texto por completo.

Tem selinho la pra vc.

beijooo.

Isa Dora disse...

Meu amor, vai dar tudo certo com você e com seu bebê você sabe que Deus está no comando. Um beijo grande.

Fatima Cristina disse...

Oi Luciana,
Eu imagino sua revolta.
Mas agora o mais importante é você se concentrar sempre muito positivamente, no seu acompanhamento e tratamento especial para o caso. Procure um especialista para fazer novos exames. Se for realmente comprovada a infecção, ele/a a encamihará para o tratamento necessário.
Faca isto o mais rápido possível.

Eu na minha gravidez não era imune à toxoplasmose e tive de tomar alguns cuidados tais como: manusear carnes cruas e verduras com luvas, lavar cuidadosamente as verduras e frutas cruas, retirar a casca das frutas, evitar ingestão de enchidos ou carnes mal cozinhadas, evitar contato com gatos, usar luvas durante a jardinagem, etc...

Haja com firmeza nos seus objetivos e fé.
Estou torcendo para que tudo dê certo!
Com carinho, Fatima

Unknown disse...

Oi Lu..
Sei exatamente o q vc ta passando, eu tenho um filho q tem microftalmia..ele tem 3 anos agora, mais só descobrir depois q ele nasceu,detalhe..não foi nem o médico q percebeu algo errado e sim eu e minha cunhada, 24h depois do nascimento dele é q a pediatra levou ele pra dar uma "olhada". Imagina só o meu desepero ao chegar na sala dela e dar de cara com ela e mais uma enfermeira com os olhos cheio de lágrimas?
Foi muito difícil, achei q não ia conseguir lidar com aquela situaçao..mais DEUS esteve sempre comigo me dando força pra continuar ..mais hj graças a DEUS ta dando td certo o tratamento, estimulação.
Força, com vc vai ser diferente.
bj.