domingo, 25 de janeiro de 2009

Pra você o que é respeito?






Para você, o que é respeito?Acredito que, em um relacionamento homem-mulher (ou mulher-homem, diriam feministas de plantão), o mais importante seja o respeito, e direi por quê.Muitos me chamariam de fria ou insensível, mas não considero o amor o mais importante. Até porque, entendo amor como algo diferente do que se apresenta hoje. O que hoje chamam de “amor”, eu chamo de “paixão” (e sem demérito, este último também é valioso e necessário).

O que é amor para mim? Ouvi isso certa vez de um pastor e me revoltei (como muitos podem se revoltar ao ler isso hoje). Mas hoje concordo com ele: Amor é decisão. Você ama por decidir amar. E amor é algo prático, amor é ação. Ele usou o exemplo de Deus (falando a cristãos) para corroborar a tese.Deus amou o mundo (Jo. 3:16) e isso não dependeu de algo que a humanidade fez ou deixou de fazer, ou por ser bonita, inteligente e interessante. Ele amou porque simplesmente decidiu amar. E ponto.

Há quem explique isso? Não. Porque a única explicação é que ele tomou uma decisão.E ele agiu. Deus enviou seu único filho. Amor não é apenas sentimento, é ação, é prático. Não adianta amar alguém e não fazer nada.Hoje concordo inteiramente com essa visão: amamos porque decidimos amar. Amamos alguém pelo que essa pessoa é, não pelo que ela faz, ou pelo que ela aparanta, menos ainda pelo que pode nos oferecer. Amamos porquê a pessoa é. E ponto.É diferente de paixão, que acontece por conta de um sorriso, um rosto bonito, um corpo atraente, até mesmo fatores mais diferentes, como um humor diferenciado, um intelecto instigante ou um jeitinho cativante.Paixão é bom! É sim, sem paixão perde um pouco a graça, mas não é o principal.

Para mim, o principal é respeito.Respeito, e essa é a minha visão, são duas coisas: admiração e cuidado.Admiração é aquilo que te faz olhar para uma pessoa e ver valor nela. É aquilo que te faz se orgulhar de estar com ela.Pode ser a beleza física, sim. Não acho o ideal, mas é um dos pontos. Pode ser diversas características, juntas ou separadas. Mas é importante que seja algo que você valorize. Não adianta a pessoa ser divertida se eu valorizo seriedade. Ou a pessoa ser linda se eu valorizo caráter. O que importa é que admire. A admiração nos conduz diretamente ao segundo ponto: cuidado.Cuidado é a via de mão dupla. Se eu tenho cuidado com uma pessoa, não vou querer machucá-la. Logo, não vou querer traí-la, tratá-la mal ou ser indiferente. O cuidado nos leva a ter atenção, a tratar bem, a levar flores, a comprar algo simplesmente pq achou que a pessoa gostaria, sem data especial.Lembro da relação entre o Pequeno Príncipe e sua Rosa. Ele a admirava… ele cuidava… mas não era recíproco. Então ele cansou. E foi conhecer outros mundos, até descobrir que haviam milhares de rosas iguais à dele, mas nenhuma era ela. Pois foi com ela que ele passou seu tempo, por ela ele virou noites em claro. E ele voltou.A história acaba aí, mas penso que se a Rosa não mudar ele partirá de novo. Pois tem que haver reciprocidade, cuidado mútuo.

Respeito, então, é fundamental.

É a liga que mantém unidos.

Cuidar e admirar, para mim, são respeito.


(Retirado daqui)

19 comentários:

† Samurai † disse...

hauha
pensei q era aquela imagem!
hauha
eu jah troquei

Vi o quanto vc tbm acredita em Deus por este post.. mtu lindo!


pois eh, concordo com vc.. o respeito é a base de tudo.. o que seria do mundo sem o respeito(se bm q hj em dia ta em falta neh?)

bjus

Brazilianbloke disse...

Eu concordo com você quando expõe sem pensamento sobre o amor. Acho que é exatamente isso. Hoje em dia as pessoas falam eu te amo com a mesma facildiade que se diz bom dia. Hoje tem gente que namora uma semana e já acha que é amor e faz planos e etc. Amor é decisão, respeito e vontade de estar junto sem dúvida. O amor cinematográfico é lindo, mas não corresponde, sempre, à realidade.

Bjos

angel red disse...

Adorei o texto. Sempre peço que antes de me amar me respeite. Concordo em genero, nº e grau com vc.
E qnt ao amor ser questão de decisão isso é a mais pura verdade.
Bjos

Fênix! disse...

Me vejo nas suas palavras. Eu sempre levantei a bandeira do respeito, que pra mim, é algo fundamental em um relacionamento.
Conheço muitos casais que se amam, mas não se respeitam. Vivem muito mal.
Outros, não sei se amam mesmo, porém, vejo muito respeito na relação e vivem em aparente felicidade.

Excelente blog. Gostei muito.

Um beijo.

Lucí disse...

Ola amadinha! Obrigada pelo selinho..

Humm. Pra mim respeito é o principal em um relacionamento. Atraves do respeito se tem muitas outras cooisas, a fidelidade, o carinho, a atração.. tendo respeito por aquela pessoa que esta conosco, mas este tem que ser reciproco tbm, respeitamos para sermos respeitados, qdo a amor, há respeito!..

Bjinhos, boa semana minha linda!

Cadinho RoCo disse...

O respeito é a base de todo e qualqwuer relacionamento esteja ele em que dimensão estiver. So quero observar que Deus não amou o mundo porque Deus nunca fez nada, porque Deus é presente sempre. Ele ama o mundo ele faz tudo, ele é o que é. Na ação de Deus o tempo é presente sempre. Tal como acontece com o amor que é sempre presente e que não se limita a qualquer definição. Ele, o amor, independe de ação, mas só teremos acesso a ele se agirmos. Muito boa sua publicação.
Cadinho RoCo

G. Sontachi disse...

obrigada pelo selo, mesmo!
e quanto ao teu texto, gostei muito *-*
(k)

Anônimo disse...

Olá Luciana
Há quanto tempo não te visitava.
Respeitar o proximo sempre
Amar o proximo sempre
Mas o Amor não quer dizer respeito!
Porque eu respeito muita gente que os seus pontos de vista não me agradam no entanto eu os respeito mas não gosto deles.

um beijão amiga espero que te encintres bem.

Saulo Oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Saulo Oliveira disse...

Concordo e assino embaixo

Isa Dora disse...

Há muito eu já creio nisso. Amar é uma decisão. E às vezes ela pode ser bem difícil, como foi a de Jesus. A humanidade não fazia nada de bom para ele. Contudo ele decidiu amá-la mesmo assim.

Anônimo disse...

Muito legal o texto...
É uma necessidade humana se realcionar e faz muito sentido a forma que colocou. Amar é aceitar a outra pessoa e ao mesmo tempo não se inferiorizar. Não ser submisso. É respeitar as diferenças.

Tè mais ver!^^

Thiago disse...

respeito é base de qualquer relacionamento.

Pelos caminhos da vida. disse...

Bom dia!

Tem selinho da amizade la para vc.

beijooo

Fênix! disse...

Tem presente pra você lá no Resoluções.

Um beijo!

Moonwisher disse...

Claro que gostei...e muito!
Muito bom post!
Como vês eu vlotei...vim de novo espreitar!
Vim agradecer as tuas palavras...
Bjos grandes...deste lado do oceano!

Anônimo disse...

Troquei sim^^
Rsrs... Ficou bem melhor

Boa Noite!

Moonwisher disse...

E como mereces...podes passar lá no meu blog e receber o teu prémio...ok?
Bjos.

Anônimo disse...

respeito para e uma das qualidades que temos para podermos nos relacionar com outras pessoas,respeito e tambem dignidade,entre os seres humanos envolver o ganhar e o receber op respeito pessoal ou estima de outra pessoas